quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Ali Pousarei Eu #as5horas

Baseado em rute 1 rute 2
por que achei graça em teus olhos, para que faças caso de mim, sendo eu uma estrangeira?
Rute, para mim, é a analogia perfeita do processo de aceitação e vivência do evangelho pelo qual passa qualquer um que aceita viver no/pelo povo de Deus. quando aceitamos fazer parte do povo santo, imediatamente renegamos o nosso passado, a nossa história e os caminhos pelos quais já havíamos andado. O que se passou é completamente irrelevante frente à grandeza do destino que resolvemos trilhar. quem nós fomos é completamente apagado quando decidimos fazer a poderosa e sincera oração de rute:
não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.
Na vida cristã não existe o meio-termo da insegurança em que se pode cohabitar tranquilamente entre os dois universos: do pecado e da graça. a decisão é sempre unilateral e excludente: ou um ou outro. assim como Rute, não era possível seguir o povo de sua sogra e permanecer na terra em que estava; ou então dizer que eram o mesmo povo, mas não possuíam o mesmo Deus. pelo contrário: é uma entrega completa - e irremediável. é uma decisão radical, que altera completamente a vida de que a toma. seguir a Cristo é irremediavelmente um correr para os braços metafísicos da divindade e afastar-se vigorosamente dos enlaces do pecado. da terra do pecado. da imersão numa atmosfera em que a densidade do ar nos impeça de respirar o puro e santo oxigênio celeste.
Só é possível ser parte do povo de Deus, se aceitarmos a incrível e completa decisão de habitar em suas terras. Se fizermos o nosso descanso e morada perante a graça e misericórdia divinas. há um leito preparado especialmente para cada um de nós - o próprio Deus preparou a vaga que nos compete, afogou a terra onde pisaremos e cavou os buracos da fundação do templo da nossa existência. Foi o próprio Deus que abriu as portas de seu reino para que pudéssemos nos achegar perante sua face, ainda que num vislumbre imperfeito, através de simples e discretas orações; fortes e concretas decisões. Deus está ansioso para que façamos parte de seu povo.
Deus sonha com o dia em que eu e você, assim como Rute, nos achegaremos aos seus campos de trigo para buscar pão. pão da vida. para buscar alimento para a nossa existência cansada de alimentar-se das migalhas, que não saciam, que esse mundo é capaz de nos oferecer - em troca de todas as moedas de vitalidade que temos conosco. o mundo não está disposto a nos tirar a fome, mas a alastrar a fome que reside em nossa alma. uma fome constante e crescente de um alimento que não podemos encontrar em outro lócus que não seja o próprio Deus. somente as espigas de milho do evangelho são capazes de nos saciar.
É preciso, então, que saiamos aos campos para procurar. os campos estão maravilhosamente arados e preparados para o nosso encontro, mas é preciso que levante-se, saia de seus lugares e, ainda que já faça parte (ou diga fazer parte) do povo de Deus, invada a seara e colha seu alimento. estar no meio da congregação não é certeza de saciar-se. é preciso buscar. é preciso pedir para que o Deus da seara nos preencha com seu alimento. nos transforme com sua presença e, acima de tudo, nos dê a proteção da Sua bênção. e, por mim, declare para nós, da mesma forma que boaz declarou para Rute:
o Senhor retribua o teu feito; e te seja concedido pleno galardão da parte do Senhor Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar.
Que nessa manhã possamos colocar a nossa vida debaixo das asas protetoras divinas que, no enlace, estamos prontas e determinadas a nos proteger. que sejamos capazes de largar a nossa vida sem pestanejar e correr para o encontro tão almejado com o Redentor. os campos de alimento espiritual estão arados e à nossa espera: o tempo urde, é hora de alimentar-se. e ter a vida plena, saciada. e ter, acima de tudo, a certeza de que o povo de Deus é o nosso Deus; que o reino de Deus é o nosso reino; e que a vitória de Deus é a nossa vitória.
Descanse na salvação, bom dia!


Stefano Manzolli, antes de ser formado em Letras,
pensava em ser jornalista, mas antes ainda quis 
ser astronauta, ator e detetive. 
No final das contas, entre tanta indecisão, 
preferiu ser escritor e descobrir 
galáxias - nem que fosse dentro de si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário