terça-feira, 23 de setembro de 2014

Herói da Fé - Parte 2

        A segunda parte demorou um pouco, mas chegou. Hoje vamos continuar a nossa entrevista com o Tuiu, sobre o filme "Herói da Fé".

@fccaixademusica: A escolha de elenco, figurinos, locações... foram feitas por uma equipe? Encontraram dificuldades?
        @tuiucosta: Nos extras do DVD é abordado um pouco do processo de produção do Herói da Fé. Existem três pessoas que trabalham comigo e que fizeram esse projeto acontecer (na verdade existe um batalhão de pessoas do UNASP-EC envolvidas, se vocês olharem os créditos do programa ao vivo, vão ver), mas o Gabriel Ferreira, o Gleik Max e a Riane Junqueira, foram os responsáveis por toda essa parte da execução do projeto. O Gabriel foi o diretor de fotografia, ele que filmou o filme inteiro, ele editou junto comigo e fez a correção de cor. A Riane e o Gleik ficaram com a produção, junto com muitas outras pessoas tanto o filme, como o evento ao vivo. Nós filmamos por dois meses, e todos os detalhes desses dois meses foram supervisionados por eles. Se tivemos dificuldades? Muitas vezes as coisas não acontecem como planejamos, mas fomos nos adaptando ao que estava ao nosso dispor. Vale ressaltar também o envolvimento do Pr. Paulo Martini, diretor do UNASP-EC, e do Pr. Martin Kuhn que foi o produtor executivo do Herói da Fé, sem a visão deles esse projeto não haveria acontecido. O elenco foi outra surpresa de Deus para nós, porque não fizemos teste, e não tínhamos uma segunda opção, os cinco atores principais, foram os primeiros e os únicos da minha lista e todos toparam. Mesmo não sendo atores profissionais, eu fiz um treinamento intenso com eles, ensaiamos bastante cada cena antes de gravar e o resto foi a mão de Deus.



@fccaixademusica: De onde surgiu a ideia de inserir a Duda e o Gustavo nessa adaptação? 
        
      @tuiucosta: Surgiu da necessidade de fazer essa obra ser o mais acessível possível. No fundo a história da Duda e do Gustavo é uma história quase batida, mas por esse mesmo motivo, os detalhes dessa história são situações do cotidiano de todos nós. Em uma hora de musical nós temos uma drama, romance e até um pouquinho de comédia. A pessoa se identifica em alguma coisa na vida do Gustavo ou da Duda, e nesse momento ele começa a prestar atenção na história. Durante o enredo gradualmente a maravilha da teologia de Paulo é compartilhada em forma de poesia, e não como tem como não nos emocionarmos com a beleza musical, sem falar das interpretações impecáveis dos cantores e do coral. Essa foi a motivação em deixar Paulo "moderno" também, uma forma de aproximar quem está assistindo a realidade do apóstolo. Geralmente quando um filme é feito a música é composta depois que o filme está pronto. Para esse projeto a dinâmica musical já estava pronta, então as cenas foram montadas em cima dessa parte. Os personagens serviram de referencia para eu conseguir contar essa história de maneira até simples, para o público entender (sem perceber) todas as camadas existentes nesse projeto.

@fccaixademusica: Agora gostaria de saber qual o significado do Herói da Fé, na sua vida. E deixa um recado para as pessoas que vão ter acesso a esse material, o que você espera que aconteça na vida de alguém que for atingido por esse projeto?
         @tuiucosta: O meu verso favorito da Bíblia sempre foi II Corintios 12:9-10. Sempre que eu tenho meus dias de dúvida, de ansiedade, ou quando estou sem motivação, eu leio esse pedaço da bíblia e fico revigorado. Ao participar do projeto, eu li muito sobre Paulo e li muito seus escritos. Sinceramente é difícil entender como ele pode ter escrito tantas coisas positivas e alegres em situações de vida tão injustas e sofridas. Paulo não tinha poderes sobre humanos, mas ele sabia como se colocar nas mãos de Deus e ser apenas um vaso, um instrumento a despeito de sua situação pessoal. Ele era um intelectual rico e respeitado, e abriu mão de tudo para espalhar a mensagem de Jesus, mensagem que é relevante hoje em dia para muitos Gustavos e Dudas. 
            A vida dele não era perfeita, mas a confiança que ele tinha em Deus deixava sua vida completa. Essa é uma lição que eu aprendi no processo desse projeto. Muitas vezes (especialmente fazendo coisas novas para a obra de Cristo), nós não somos compreendidos, somos questionados temos muitas duvidas e lutamos com a vontade de prosseguir, mas ninguém melhor do que Paulo para nos animar expondo o segredo que ele aprendeu com seu relacionamento intimo com Deus.
             Que o exemplo de Paulo nos inspire a seguir em frente trabalhando para Jesus, não importa a circunstancia. E que Deus nos mantenha confiantes na execução de Seu plano.


Espero que tenham gostado da entrevista, e comprem o DVD Herói da Fé =D



Um comentário: