quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Herói da Fé - Parte 1

      Gente, tudo bem???

      Hoje eu vou postar aqui uma conversa que tive com o Tuiu Costa, o diretor do filme "Herói da Fé", não deixem de ler =D

@fccaixademusica: O musical "Herói da Fé", veio dos poemas de Mario Jorge Lima e composições do maestro Lineu Soares. Quando foi que você entrou nesse projeto? Como foi o convite?
        @tuiucosta: Eu assisti ao musical "Herói da Fé" em 2007, na primeira apresentação que eles fizeram aqui no UNASP-EC. Na época eu estava trabalhando com o Lineu na produção do DVD "Novo Tom Ao Vivo". Como nós já estávamos envolvidos em uma produção, o Lineu falou que quando acabasse a correria do DVD ele queria que eu ouvisse essa cantata com calma. Alguns anos depois, acho que foi em 2012, o UNASP-EC decidiu fazer um CD do "Herói da Fé", e depois que estava tudo gravado, na faze de mixagem, que eu dei aquela ouvida com calma que o Lineu havia mencionado em 2007. Ele queria que eu criasse alguma coisa para as apresentações ao vivo do musical. No começo de Junho de 2013 então se oficializou o meu envolvimento no que eu chamo de terceira fase do projeto (primeiro o Mario escreveu tudo, alguns anos depois o Lineu compôs toda a parte musical e alguns anos depois entrei com essa parte do filme e do evento ao vivo). A gente pode dizer que esse é um projeto bem amadurecido.



@fccaixademusica: Pra quem já assistiu ao DVD sabe, que na música "Viajando" mostram todas as cidades que Paulo passou. Como foi a gravação? Foram até esses locais?
       @tuiucosta: Só pra verem como Deus realmente guia todas as coisas no mínimos detalhes. Antes de eu inventar a ideia do filme mudo com a trilha sonora ao vivo, ou mesmo contar a história de Paulo de uma forma contemporânea, eu já tinha essa viagem marcada pela Turquia e pela Grécia para fazer um outro trabalho. Na medida que as ideias foram se materializando, e eu fui escrevendo o roteiro, eu percebi que poderia usar essa viagem para fazer os dois projetos (o que eu já estava envolvido originalmente e o Herói da Fé). Então por causa dessa coincidência (que na verdade eu sei que foi benção de Deus), conseguimos imagens originais em grande pate das cidades que Paulo viajou. Foi uma experiencia muito enriquecedora, e ao mesmo tempo uma loucura, porque eu tinha que me concentrar em fazer dois projetos ao mesmo tempo, mas deu certo graças a Deus.

@fccaixademusica: Qual foi o seu maior desafio na adaptação da Cantata Herói da Fé para um evento ao vivo?
          @tuiucosta: Foram muitos, mas vou destacar dois aqui.

           O primeiro foi pegar uma cantata pronta, que já estava gravada, finalizada e criar um filme em cima disso (eu não podia nem mudar a ordem das musicas, porque tudo já fazia um sentindo num aspecto poético e musical). Mas como eu já disse, tudo foi de encaixando tão perfeitamente, que era impossível não sentir a mão de Deus nos guiando o processo inteiro, Por exemplo, na música "O que queres que eu faça" de acordo com a letra, era claro que eu tinha que ilustrar ali a conversão de Paulo, e como já tinha determinado que iríamos acompanhar a história do Gustavo e da Duda, eu decidi que colocaria nessa musica a conversão deles dois também. Agora olha que interessante, a música tem três estrofes, e eram três personagens, começava com o Leonardo Gonçalves cantando, seguido pelo Marcel Freire e finalizando pela Regina Mota. Então o Léo poderia ser o Paulo, o Marcel o Gustavo e a Regina a Duda. Na música eles cantam nessa ordem, e na história as conversões vão acontecendo nessa ordem também, entende? Foi tudo se encaixando. Isso aconteceu várias vezes, mesmo com a parte musica determinada, eu ainda consegui ter uma música exclusiva para Paulo (Herói da Fé), para desenvolver sua história. Tivemos também uma para Duda (Culpa), para entendermos sua motivação, dilemas. E do Gustavo (Sofismas) onde aprendemos onde tudo começou, porque ele é a ponte entre Paulo e a Duda. Existem várias cenas que se repetem durante o filme, porque em dado momento eu achei importante mostrar aquilo, mas depois a gente volta ao mesmo momento para detalhar o que aconteceu. Então nesse processo foi muito desafiador, acho que nunca queimei tanto fosfato para criar um enredo como o do Herói da Fé.

Gleik Max, Thalles Zabel (Gustavo), Giulina Verano (Duda),
Tuiu Costa e Alexandre Catalano (Paulo)

         O segundo desafio, foi o fato de tornar uma cantata densa teologicamente e musicalmente, com muita riqueza de letra, harmonia, de arranjo e num estilo de música que não é popular, em alguma coisa que todos pudessem se identificar. Eu tinha que ao mesmo tempo deixar uma música difícil como "Somos limpos" mais suave, mas ainda fazer jus ao rebuscamento intelectual e musical da mesma, sem perder o fio condutor da história. Eu fiquei muito ansioso durante todo esse processo, porque não tinha certeza absoluta se as pessoas iriam entender toda a novidade do evento ao vivo. É muita letra, muita nota musical e todos ainda teriam que acompanhar o roteiro de um filme? Com solistas cantando ao vivo? Será que seria informação demais? Confesso que passei algumas noites conversando com Deus, e pedindo calma, porque eu tinha várias dúvidas. Mas Ele com paciência foi me respondendo cada oração e me instruindo da maneira que Ele queria que esse projeto andasse. Engraçado né? A inspiração é dEle, a criatividade é dEle, o plano é dEle nós somos apenas instrumentos e mesmo assim a gente ainda duvida, a gente ainda questiona. Mas Deus vem com todo o carinho, coloca a gente no colo e com muito tato nos mostra o caminho que temos que seguir. Eu aprendi muito sobre dependência de Deus durante esse projeto.


E a minha conversa com o Tuiu não acaba aqui, e ficou um pouco extensa, MAS MUITO LEGAL, então dividimos em duas partes, semana que vem eu posto a segunda parte da nossa entrevista!!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário